Marracuene realiza a I Sessão Ordinária do CIADAJ

 

O CIADAJ - Comitê Intersectorial de Apoio aos Adolescentes e Jovens é um órgão de coordenação multi-sectorial do Governo com objectivo de monitorar e avaliar as políticas para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes.

O CIADAJ visa ainda assegurar que a juventude tenha uma vida longa e saudável assente na combinação de uma saúde, educação e trabalho digno, uma remuneração compatível e habitação condigna resultado de uma sólida formação técnica.

Ontem, 25 de Maio de 2022, o Governo do Distrito de Marracuene realizou a I Sessão do CIADAJ, sessão esta que foi presidida pelo Excelentíssimo Administrador do Distrito de Marracuene, Ahamad Shafee ismail Sidat, presidente da Comissão Técnica do CIADAJ a nível do Distrito. Estiveram presentes na sessão Vice-Presidente do CIADAJ, Justino Cuna (também director da educação), Francelino Devesse - Director do SDSMAS, Sérgio Sumbana – Director do SDPI, João Bembele – Director do SDAE, Rafael Matsuve – Presidente do CDJ e técnicos membros da comissão técnica do CIADAJ. Ao todo, participaram 16 membros desta comissão no distrito de Marracuene.

Foram alvos de debate os seguintes temas:
  • Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informação: quais são as estratégias adoptadas para promover conteúdos educativos, bem como a investigação cientifica aplicada;
  • Desporto, Cultura e Turismo: estratégias para potencializar o ecoturismo no distrito de modo a elevar a economia;
  • Habitação: estratégias que estão sendo levadas a cabo de modo a facilitar a obtenção de espaço habitacional e;
  • Diversos.

Para o primeiro ponto, foram levantadas questões que poderão permitir maior transparência na divulgação da informação, uso consciente das redes sociais, devendo o Governo e seus parceiros promover o debate de ideias e soluções para o desenvolvimento do distrito, desencorajando por outro lado a desinformação e o uso de plataformas sociais para discutir pessoas ou assuntos que não agregam valor.

No respeitante a Cultura e Desporto, debateu-se questões ligadas a usurpação dos campos pelos lideres comunitários, bem como estratégias para criação de espaços para construção de campos para a prática do desporto.

O governo, disse estar acautelada essa questão nas novas zonas de expansão e quanto à questões de usurpação de campos, está em curso uma actividade junto das comunidades visando desencorajar tais actos.

No que tange a habitação, o governo tem sorteado parcelas aos jovens, mas muitos deles, desde que foram atribuídos parcelas em 2020, nunca se fizeram ao terreno, criando assim espaços vulneráveis de invasão pelas comunidades locais e outros, o que constituição uma preocupação para o governo. O encontro foi bastante produtivo, pois foram desenhadas estratégias multi-sectoriais visando o melhoramento diferentes questões que afectam o jovem e o adolescente no seu dia-a-dia.

Marracuene, Maio de 2022
Bildo Vilanculos

Descrever o mundo usando o coração, rabiscando a sua beleza com a alma e de olhos fechados.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem