Historial do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Marracuene

 

De acordo com o Sr. Américo Ângelo Macandza (reformado deste serviço), o SDEJT Marracuene funciona no edificio da então Escola Roque Aguiar, que até 1978 leccionou a 4ª classe do Antigo Sistema nacional de Educação. Em 1979, o delegado Distrital, Sr. Benjamim Massimula, deixa de trabalhar na Administração e passa para este edifício e um ano depois, em 1980, foi nomeado como 1º delegado.

Já na década 90, passa a fucnionar como Direcção Distrital de Educação e Cultura de Marracuene, sendo o primeiro director o Sr. Divar Chirindza.

Em 2009, passa a ser designado por Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia ao abrigo do Diploma Ministerial nº 148/2009 de 24 de Junho, I Série, Número 25.

Actualmente o SDEJT é composto pelas seguintes repartições:

  • Repartição de Educação Geral - REG;
  • Repartição do Ensino Técnico Profissional e Tecnologia - RETPT;
  • Repartição de Cultura, Juventude e Desporto - RCJD;
  • Repartição de Administração e Planificação - RAP;
  • Repartição dos Recursos Humanos - RRH.
O Serviço, conta actualmente com um efectivo de 60 funcionários, onde 29 são mulheres e 31 homens. Os mesmos encontram-se agrupados pelas seguintes carreiras: Auxiliares, Auxiliar Administrativo, Agente de Serviço, Assistente Técnico, Técnicos, Técnico Profissional em Administração Pública, DN4, DN3, DN1, Técnico Superior, Técnico Superior de TIC's, Instrutor e Técnico Pedagógico N3, Instrutor e Técnico Pedagógico N1 e Inspector Superior Administrativo E.

O SDEJT tem como desafio garantir um bom ambiente de trabalho para seus funcionários e utentes no geral, através da reabilitação do edifício, bem como o apretrechamento do mesmo.

Mais ainda, o SDEJT tem também como desafio a aquisição de uma viatura para dar face as 78 escolas no que concerne ao acompanhamento das actividades escolares e dar o respectivo apoio às direcções, por meio das supervisões permanentes. Um outro desafio tem a ver com a aquisição dos equipamentos informáticos, como forma de dinamizar os processos no que diz respeito a produção dos documentos e manutenção da terminal do e-SISTAFE para atender aos actuis 1819 funcionários (onde 830 são Homens e 989 Mulheres) para além de responder com pontualidade aos pagamentos das despesas do sector. A construção de mais salas de aulas e o alargamento da rede escolar, constituem  também um grande desafio, visando retirar crinças das turmas ao ar livre bem como reduzir a superlotação das turmas em todos os níveis de ensino


Marracuene, Novembro de 2021

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